Escolha uma Página

Rio info Petrópolis encerra ciclo de encontros na Região Serrana

A cervejaria Bohemia, em Petrópolis, sediou terceiro e último Encontro Rio Info, que aconteceram durante o mês de agosto na Região Serrana do Estado, passando pelas cidades de Três Rios e Teresópolis. O evento teve dois dias de duração (30 e 31/08) e foi marcado pela presença significativa de representantes de diversas universidades, do setor público e empresários. Porém, o destaque maior foi o quorum de mais de 100 estudantes universitários e ensino médio que participaram do “Desafio Rio Info Petrópolis de Inovação”. Ao todo, foram mais de 300 inscritos no encontro.

De iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio), em parceria com Riosoft e apoio do Sebrae, essa é a segunda vez que o Rio Info acontece na cidade, o que consolida a iniciativa do sindicato em interiorizar o desenvolvimento da tecnologia no Estado.

Criação do ambiente – Petrópolis está entre os mais importantes polos de ciência e tecnologia do país. Atualmente, possui laboratórios de pesquisa, centros e empresas de referência internacional. É a segunda cidade do estado que mais qualifica mão de obra profissionalizante em tecnologia, com reconhecidas instituições formadoras de mão de obra, o que lhe rendeu o título de Cidade Universitária. Porém, uma avaliação consensual entre os palestrantes é a inexistência de um ambiente que incentive e favoreça que essa mão de obra permaneça e empreenda na cidade.“A cidade é universitária, mas podemos tornar Petrópolis no município do empreendedorismo universitário”, pontuou o analista do Sebrae/RJ, Bernardo Monzo.

Para o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, esse é o objetivo da realização dos Encontros Rio Info, que possui uma estratégia definida para alcançar esse resultado. “Queremos criar o ambiente para que as vocações, o empreendedorismo em TI e o desenvolvimento tecnológico floresçam fortemente na Região Serrana. Para isso, agregamos os quatro pilares para criação desse ambiente: o setor público, o empresariado, a academia e a sociedade. É necessário uma atuação sinérgica e conjunta desses entes e é isso que o TI Rio está articulando aqui.

Essa estratégia que foi destacada pela diretora de Novos Negócios da Outsource Brazil Claudia Wilson, aceleradora com atuação inclusive no Vale do Silício, como o caminho para o desenvolvimento local. “O que não falta em Petrópolis são profissionais altamente qualificados. O DNA está pronto, o que falta é a realização de eventos como esse que una os interessados e dê apoio a novas ideias. Dessa forma não será a longo prazo que Petrópolis vai ocupar o espaço para o qual tem toda competência e qualificação para estar”.

Desafio de inovação – O primeiro dia de evento reuniu mais de 100 alunos do ensino universitário e ensino médio, que divididos em grupos, tiveram que criar em duas horas um projeto voltado para os setores do turismo, saúde, mobilidade urbana e indústria cervejeira. O Desafio Rio Info Petrópolis de inovação segue os moldes do hackathon, maratona de programação que pode durar vários dias. As três melhores propostas foram apresentadas no último dia do evento, na mesa de Makers. O projeto que conquistou o primeiro lugar foi a de uma plataforma mobile de publicidade voltado levar o consumidor aos pequenos produtores de cerveja artesanal. A solução também será apresentada no Salão da Inovação, competição que premia as projetos mais inovadores, que acontece durante o Rio Info no Rio de Janeiro.

Além da competição, o Rio Info Petrópolis teve uma extensa programação que abordou temas sobre empreendedorismo, oportunidades, ações de apoio e fomento ao empresário de TI, cases de sucesso e etc.

Rio Info – Os participantes do Rio Info Petrópolis se mostraram muito entusiasmados com o evento e não foram poucos que manifestaram o interesse de participar da décima quinta edição do Rio Info, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. O objetivo dos interessados é justamente se aprofundarem ainda mais no universo das oportunidades e do conhecimento. Além de entrarem em contato com outros profissionais do setor e investidores nacionais e internacionais.

As inscrições para participar do Rio Info 2017 estão abertas e podem ser realizadas através do site www.rioinfo.com.br.

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This