Escolha uma Página

Rio Info 2017: tecnologia impacta, mas cria oportunidades no Novo Jornalismo

Seja mais simples ao falar e escrever. Ouça mais os comentários dos leitores. Busque as parcerias certas. Monitore e mensure os resultados. Estas foram algumas dicas dos palestrantes que participaram do seminário Novo Jornalismo, realizado nesta segunda-feira (25), primeiro dia do Rio Info 2017- Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios do Rio de Janeiro. O evento vai até quarta-feira, dia 27, no Centro de Convenções SulAmérica.

‘Como a inteligência artificial decide as notícias mais relevantes para você’ foi o tema da palestra do jornalista Felipe Vinha. Segundo ele, é preciso se popularizar e ganhar relevância. “Não existe empreendedor desempregado. Eu sou consultor”, apresentava-se Edson Mackeenzy, para explicar que o mercado da comunicação só está em crise para quem está parado.

Para aproveitar as oportunidades geradas pelas novas formas de produzir e consumir notícias, é importante acompanhar as ferramentas que surgem a cada dia na internet. Serviços disponíveis como Google Trends e Google Lend podem ajudar a desenvolver produtos e serviços, orientados por dados, segundo Renato Costa e Rafael Louzada.

O jornalista Thiago Gomide, do Tá na História, falou sobre novas formas de trabalho envolvendo jornalistas que se tornam produtores de conteúdo em blogs e redes sociais como Youtube, Instagram e Facebook. “Fechar parcerias não fere a isenção do jornalista, nem atrapalha a produção de conteúdo de qualidade”, garantiu, ao destacar o poder do networking.

Melissa Cruz e Fabricio Vitorino, do TechTudo, ressaltaram a importância de acompanhar as impressões dos usuários, cada vez mais participativos, e interagir com eles. Os dois apresentaram dicas de ferramentas que ajudam a melhorar essa interface, gerando mais engajamento.

Realizados simultaneamente, outros quatro seminários marcaram ainda a tarde deste primeiro dia do Rio Info 2017. O seminário Economia Digital trouxe experiências de sucesso e erros envolvendo a comunicação digital nas áreas institucional e comercial, bem como estratégias e perfis de consumo. O seminário sobre Inovações e Tecnologias Disruptivas destacou a regulação e a privacidade da Internet das Coisas. Os seminários sobre Nomes de Domínios da Internet e sobre Tecnologia e Políticas Públicas completaram a programação.

O Futuro das Profissões, EdTech – Inovação e Tecnologia na Educação, 50 anos da Finep, Mundo 3.0, A Quarta Revolução Industrial e Inovação nas Empresas são os temas que estarão em pauta no Rio Info 2017 desta terça-feira (26). Além destes seis seminários, o evento traz o já tradicional Salão da Inovação e a Sessão de Negócios, que acontecem pela manhã.

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This