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O marketing digital é a forma mais fácil e barata de fazer propaganda

Traçar estratégias para conquistar mercado a baixo custo é a proposta do marketing digital, que estará em pauta na tarde do dia 25 de setembro durante o seminário  “Negócios Digitais”. Seu coordenador e um dos palestrantes, Kauê Linden, diretor e fundador da Hostnet, em entrevista à Newsletter diz como investir no setor. 

Qual importância do marketing digital para as empresas?

O marketing digital se tornou parte estratégica das empresas que buscam crescimento. Através de ferramentas, como e-mail marketing, automação de marketing, divulgação no Google adwords, todas as possibilidades de mídia que aparecem se tornaram ferramentas que mesmo com orçamentos limitados você consegue fazer anúncios e medir os retornos.  Marketing digital é a forma mais fácil de fazer propaganda hoje e, principalmente medir os resultados, o que era muito difícil na propaganda, porém indispensável para as empresas que buscam o crescimento.

Qual o principal conselho para quem quer trabalhar com marketing digital?

O conselho mais importante é primeiro criar uma base de leads. Coletar os e-mails dos teus possíveis interessados, criar segmentação com e-mail de conteúdo. O marketing digital está muito ligado ao conteúdo da educação. Isso quer dizer que você tem que produzir algum conteúdo que eduque o seu cliente de forma que ele entenda que o que você tem para vender é solução do problema dele.

Então, ele é o lugar ideal para você produzir, por exemplo,  um e-book falando sobre o que você consegue resolver pro cliente.  E buscar ter do usuário dados relevantes para que você possa ter uma comunicação assertiva com ele. Usar notificações, push notifications, enviar e-mails bem organizados, segmentados, de forma rotineira, mostrando o que a empresa está fazendo.  Enfim, a melhor forma de trabalhar marketing digital é estar numa comunicação constante, o que é, de certa forma, muito barato. Mas, principalmente, levando conteúdo que posicione sua marca como uma autoridade para o usuário perceber que, se tem aquele problema, deve optar por sua empresa.

O marketing digital serve para todo tipo de empresa e porte?

Esse é um dos grandes diferenciais do marketing digital. Antigamente para fazer marketing, anunciar num jornal ou anunciar na televisão era muito caro. O marketing digital possibilita segmentar muito bem o seu público e, principalmente, saber se ele está tendo retorno ou não.

Aí você começa a definir as palavras chave , o público baseado por região, por faixa etária. Então, você consegue segmentar e fazer experiências de baixo custo para ver se elas realmente são efetivas e se podem ser produzidas em grande escala.

Então, o marketing digital deve ser utilizado principalmente por empresas que ainda não estão consolidadas e que precisam testar melhor, como as grandes empresas podem fazer, anunciando na televisão, nas grandes mídias. É uma forma alternativa que as empresas de qualquer porte têm. Possibilita para empreendedores de todos os portes validar estratégias sem que seja necessário gastar muito com isso.

Quanto ao ramo, pode e deve ser utilizado por todos. Com publicação de remarketing, que é quando você visita um site e ele sabe que foi visitado e continua se comunicando contigo , ou as empresas que coletam os e-mails de seus clientes e enviam promoções,  ou pesquisas de satisfação, ou perguntando o que poderia ser modificado nos produtos. Então, as empresas vão precisar ser criativas o suficiente para poder impactar os clientes da forma que seja interessante.

Eu acho que existe espaço para praticamente todas as áreas . Hoje a gente vê que a maior empresa de calçados do Brasil , a Netshoes, vende tudo online. Anos atrás quem imaginava comprar um sapato, um tênis, sem provar antes? Então, estamos num momento de disrupção do mercado, o que possibilita empresas de diversos segmentos buscarem estratégias ligadas ao marketing digital para poderem se destacar.

Cite, por favor, cases na utilização do marketing digital.

São muitos. Existem, por exemplo, diversos professores que criaram seus cursos e que hoje trabalham como empreendedores. Por exemplo o Gustavo Guanabara (consultor da Hostnet e palestrantes no painel Negócios Digitais) que se destacou  principalmente por meio do marketing digital, produzindo conteúdo digital, conteúdo pro Youtube e hoje tem sua própria plataforma de cursos com centenas de alunos e recebe mais do que recebia em empregos públicos.

Hoje tem muitos professores autônomos criando seus próprios cursos, sendo donos dos cursos. Antes eles trabalhavam para os outros. E fazendo como isso? Principalmente produzindo conteúdo de qualidade, usando o Youtube como ferramenta de marketing digital. O que não faltam são cases, principalmente na área de cursos, que está mais avançada neste sentido. Professores, seja de inglês, programação, cursos específicos que se destacaram na área através só de divulgação de marketing digital.

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