Escolha uma Página

RELEASE

Ecoa Puc-Rio foca em Transformação Digital e aborda aproximação entre academia e mercado

A Transformação Digital é o tema do  Ecoa Puc-Rio durante o Rio Info 2018 e será abordada em três painéis, a partir de perspectivas de influenciadores digitais; insurgentes; expoentes do mercado e das tecnologias que impulsionam essa transformação e criam oportunidades.

Gustavo Robichez, professor e coordenador de desenvolvimento do departamento de informática da Puc-Rio e do Ecoa, frisa: “a academia deve catalisar um ambiente propício à co-criação, integrando pessoas, empresas, associações e governo; deve estar mais próxima da sociedade. Por isso, realizamos o Ecoa Puc-Rio com o Rio Info, pra não manter conhecimento restrito aos muros universitários e sim disponível à comunidade e, em um segundo momento, em forma digital na Internet”.

A iniciativa, diz, promove ações educacionais inovadoras, difunde conhecimento e cultura, e transforma a vida e realidades empresariais. Coloca à disposição os saberes da universidade e a sua rede de relacionamento no meio acadêmico e corporativo. As ações são estruturadas em palestras objetivas e dinâmicas, com convidados diversos que oferecem visões complementares sobre um mesmo tema.

O evento ocorre durante os dois dias do Rio Info 2018, sempre no auditório C, com os seguintes paineis: “Agenda Digital para o Estado do RJ: como a tecnologia pode ajudar o estado em seu desenvolvimento?”; “Internet das Coisas: casos reais, casos de sucesso de implantação, desafios e oportunidades”; “Legaltechs: desafios e oportunidades para aplicação de tecnologias no mundo jurídico – como a tecnologia tem transformado áreas jurídicas de grandes empresas?”

Na sessão “Ecoa Agenda Digital” será apresentada uma proposta estruturada de agenda digital para o estado do Rio de Janeiro, com a participação de representantes da sociedade civil, do estado e empreendedores que tenham atuação de destaque neste contexto. A perspectiva é debater como os dados do Estado podem ser utilizados para melhorar gestão, atividades críticas em saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico.

Na sessão “Ecoa Internet das Coisas” será questionado Como a tecnologia transformou e transformará nossa sociedade?”. Serão abordados casos concretos de aplicação de Internet das Coisas no Brasil, Casos de Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Agricultura e Saúde, e uma discussão à luz de oportunidades e desafios econômicos, tecnológicos e regulatórios para tornar o futuro mais presente.

Na sessão “Ecoa Legaltech” haverá um painel com casos de sucesso e desafios que as áreas jurídicas de grandes empresas possuem ao lidar com a tecnologia e com os desafios da sociedade, considerando que a tecnologia definitivamente está presente nas Ciências Sociais e o Direito tem se transformado de forma significativa nos últimos anos.

Serão mais de 20 palestras que promoverão ampla reflexão e discussão sobre seus temas abordados, com representantes de entidades como Instituto Igarapé, ICCANN, CGI, Anje, MPRJ, Projetos do Movimento Todos pela Educação, Gerj, NET Sensors, IBM, ITS, Lasa, Puc-Rio, Huawei, BNDES, Embrapa Solos, Mercado Livre e Petrobras.

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This