Escolha uma Página

Rio Info 2017: Influenciadores digitais

Cada vez mais atuantes no mundo digital, os influenciadores ditam opiniões, comportamentos e hábitos de consumo. Mas como se tornar um influencer? Que ferramentas podem ajudar a criar, alavancar e divulgar conteúdos produzidos no Youtube? Este foi o mote do seminário ‘Influenciadores Digitais’ na tarde desta quarta-feira, 27, no Rio Info 2017.  Os participantes mostraram como as campanhas de crowdfunding têm ajudado muitos canais a se autofinanciarem, com ajuda dos próprios usuários.

Fernando Ticon, do Canal Hora do Terror, que tem mais de 47 mil inscritos no Youtube, mostrou ainda outras estratégias para monetizar o negócio. Como a criação de produtos como cursos, livros, podcasts e até mesmo promoções para listas de seguidores. Segundo ele, cada vez é mais importante construir autoridade no assunto e não se preocupar com números de views no Youtube. Outro aspecto é que quanto mais nicho, melhor. O crítico de filmes de terror já levou mais de 500 seguidores para assistir de graça a pré-estreias nos cinemas.

Felipe Vinha, do canal Gibizzando, lembrou que o Youtube acaba de inaugurar no Rio de Janeiro um espaço de criação e pós-produção do Google para youtubers. O espaço fica na Praça Mauá e oferece estúdio para canais com mais de 10 mil inscritos. Há ainda cursos básicos gratuitos para iniciantes e workshops para youtubers com mais de 1 mil inscritos.

O seminário contou ainda com um painel sobre podcast, que mostrou algumas experiências de sucesso. O jornalista André Gordirro, do Zona Neutra, contou como produz o conteúdo, com a colaboração de outros jornalistas especializados em cultura pop, games, livros e até futebol. Em plena era do vídeo, o podcast tem funcionado como um espaço para conteúdos em áudio.  No Brasil, segundo Ticon, o podcast ainda é visto como um programa de rádio para internet. Eles apresentaram alguns recursos que podem agregar mais qualidade ao conteúdo.

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This