Escolha uma Página

ARTIGO

Bots de planejamento

Faz algum tempo  minha filha jogava um RPG online onde ela colocava “Bots” para trabalhar enquanto estava na escola. Eles mineravam alguma coisa que ela vendia ou trocava para conseguir upgrades.

Como e porque eu faria um “Bot” para tomar conta do meu estoque?

Tanto na indústria quanto no atacado ou varejo, independente de características de cada um desses segmentos , o erro é um problema comum e frequente, seja no atraso em colocar um pedido,  esquecimento de um produto,  num pedido exagerado ou num pedido em curso que não foi tomado em conta . O erro provável tona-se é inevitável quando o planejador se afasta por férias ou qualquer outro motivo; Pequenas indústrias ou varejos não contam com equipes de especialistas e as grandes, em sua a maioria, não possuem módulos de gestão apropriados e acessíveis.

Mas o que fazem os bots de planejamento?

Partindo do pressuposto que os dados  de estoque “onhand”, “pedidos em curso” e históricos de vendas e compras foram organizados, eles calculam em contínuo os  pontos de pedido e disparam as ordens de compra, repondo os lotes econômicos.  Se houver pedido mínimo no fornecedor, eles buscam os produtos mais próximos deste ponto e os  produtos de maior giro até chegar ao objetivo e realizar a ordem.
Outro grupo de bots varre continuamente o comportamento do abastecimento e vendas e toma em conta dados  da gerencia (Sales & Operations) ,  para ajustar os  pontos de pedido em função do histórico , sazonalidade , campanhas, novos produtos, bloqueios e limite de capital de giro.
Um último grupo  lança  alertas quanto à anomalias de comportamento na cadeia e situações “mal postas” , com por exemplo, um produto abaixo do nível de segurança em uma loja no limite do capital de giro, que demandam decisões de S&OP “humanas”.
Resumindo, assim como a minha filha foi a escola estudar, o planejador pode se concentrar em aspectos estratégicos e táticos do abastecimento e deixar a trabalhosa operação para os bots.

Por Márcio Ferreira – Diretor de Inovação da Lab245 Software

Venha discutir esse tema durante o seminário CDIA.Rio que acontecerá durante o Rio Info 2018

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This