Escolha uma Página

 

 

O Carnaval está cada vez mais Tech!

Festas tradicionais com o carnaval vem, ao longo dos anos, trazendo como destaque o denso uso de novas tecnologias que estão presentes dentro e fora da avenida.

A transversalidade da tecnologia é uma realidade em diversos segmentos da sociedade, inclusive quando o assunto é Carnaval. A cada ano, as Escolas de Samba utilizam mais intensamente o que há de mais moderno no mundo tecnológico, reinventando os desfiles com inovações que impactam o público.

Já foi o tempo em que os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro eram feitos apenas de bateria afinada, fantasias glamorosas, carros alegóricos luxuosos e exuberantes, estramos na era do carnaval high-tech. Com telões que projetam as mais variadas imagens, águias-robô, drones, máscaras que reproduzem a expressão da face humana via controle remoto, fantasias que entram em chamas, outras com iluminação sincronizada a LED, e tudo mais que a imaginação do carnavalesco quiser, como fazer literalmente nevar na Sapucaí. Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de como nos últimos anos a tecnologia se tornou destaque na avenida.

Tecnologia dentro e fora da avenida – Para quem conhece o Rio de Janeiro, sabe que tão tradicional quanto o desfile das escolas de samba na Sapucaí são os blocos que tomam conta das ruas cidade durante o carnaval. Para saber quando e onde irão acontecer, não faltam aplicativos que disponibilizam as principais informações sobre cada bloco, incluindo a expectativa de público e rota a ser seguida.

A tecnologia e o carnaval estão tão alinhados que até os robôs estão entrando no ritmo da festa. Falando português desde 2016, a assistente virtual da Microsoft, Cortana,  apresenta interações com temas de carnaval e ainda dá dicas de fantasias, conta curiosidades sobre a festa em diferente estados do Brasil e ainda ajuda àquelas pessoas que não gostam da folia, dando ideias de lugares para viajar durante o feriado.

E falando em fugir dos foliões, o carnaval de rua acaba causando alguns transtornos no trânsito, mas nada que a tecnologia não possa ajudar. Os principais aplicativos de geo localização incluíram a rota dos blocos em seus mapas e dão caminhos alternativos aos usuários para que não fiquem presos no trânsito.

Cultura Digital – O que fica evidente é que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, a ponto de não pensarmos mais em uma festa tão tradicional como carnaval sem a influencia direta ou indireta das inovações tecnológicas.

Esse será justamente o tema da décima sétima edição do Rio Info. Com o tema Cultura Digital, o encontro abordará o impacto da tecnologia na sociedade mas também, como tecnologia sempre fez parte da nossa Cultura.

O Rio Info 2019, vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. Para saber quando serão abertas as inscrições e qual será a programação completa do evento, fique atento as atualizações no site www.rioinfo.com.

Texto: Bruno Nasser

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This