Escolha uma Página

 

 

 

CD&IA

Projetos e realizações dentro do ambiente de desenvolvimento da Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Coordenação:
Newton Fleury

Programação:

9h00 às 9h05 – Abertura do Evento
Palestrante:

Newton Fleury – TI Rio / Jussemantica

9h05 às 9h15 – STEM (Science, Technology, Engineering  & Mathematics)
Breve notícia sobre o STEM, um movimento crescente na educação combinando o ensino tradicional em sala de aula com o aprendizado on-line e atividades práticas, diferente forma de aprendizagem para a resolução de problemas complexos.
Palestrante:
Newton Fleury – TI Rio / Jussemantica

9h15 às 9h30 – A formação no ensino médio técnico voltada para Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Experiência da Escola na formação no nível médio em programação, bancos de dados e algoritmos voltados para aplicações em ciência de dados e inteligência artificial.
Palestrante:
Flavia Garcia – Escola ORT

9h30 às 9h45 – Formação de cientistas de dados no nível de pós-graduação
Apresentação do programa que atende à demanda crescente por profissionais capacitados para equacionar soluções na gestão dos negócios, sob uma perspectiva centrada em dados (data driven) e sua transformação em conhecimento.
Palestrante:
Eduardo Ogasawa – CEFET/RJ

9h45 às 10h00 –  Como preparar sua empresa para tirar proveito da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) já é realidade nas grandes empresas, seja em bancos e operadoras de telefonia, nas redes de varejo, e até na indústria de cosméticos, mas também começa a ser adotada por  empresas de menor porte e se tornou o motor da inovação para diversas startups. Venha conhecer caminhos possíveis para fazer uso da IA no seu negócio..
Palestrante:
John Lemos – Forman JForman Consultoria

10h00 às 10h15 – A lógica para construção de algoritmos de inteligência artificial baseados na coincidência de fatos improváveis usando máxima entropia
É possível criar novos algoritmos de predição sem o descarte dos outliers? Podemos entender fenômenos e tendências usando exclusivamente dados improváveis? Como a criação de algoritmos de máxima entropia e a análise de dados discrepantes pode resultar em novos conhecimentos sobre fenômenos estudados na saúde e na engenharia, entre outros.
Palestrante:
Maria Luiza Reis – Assespro RJ / Lab 245 Software

10h15 às 10h30 – Desenvolvimento de sistemas orientados a voz (voice first application)
Venha conhecer os fundamentos conceituais, as tecnologias e os atores que estão por detrás dos sistemas orientados a vozh considerações sobre aplicações para o Alexa e a plataforma Google Assistant.
Palestrante:
William Silva – Jussemantica

10h30 às 10h45 – Machine learning e inteligência artificial: da tecnologia às soluções de negócios
A partir da desmistificação de conceitos como machine learning e inteligência artificial, podemos ampliar nossa compreensão sobre como podemos tirar proveito do conhecimento latente nos ativos de dados internos e externos, proporcionando um desempenho superior dos processos de negócio.
Palestrante:
Humberto Aranha – Interagente.com

10h45 às 11h00 – Data visualization e infográficosh novas formas de ver seus dados na era do big data e do IoT
Como mudar a forma de visualizar dados obtidos de sistemas integrados, big data, algoritmos de inteligência artificial ou diretamente de sensores e IoT. A apresentação mostrará como a visualização poderá levar a novas visões em ambientes como logística, centros de serviços compartilhados e saúde.
Palestrante:
Marcio Ferreira / Victor Wanderosck – Lab 245 Software

11h00 às 11h15 – Machine learning e blockhain aplicado a cidades inteligentes
O Rota Segura é uma solução que permite o deslocamento de pessoas e veículos por uma rota que evita e sinaliza eventos de segurança, indicando ao usuário a escolha do melhor caminho a seguir, valendo-se de conceitos e ferramentas de blockchain, linguagem natural e web scraping.
Palestrante:
Antonio Filho – Sevision

11h15 às 11h30 – Chatbot Elena para gestão de atendimentos a serviços
Vamos demonstrar o uso prático do conceito de chatbots para facilitar o atendimento ao cliente em processos de help desk, service desk e serviços compartilhados para empresas de diversos segmentos.
Palestrante:
Luiz Claudio Teixeira de Souza – Opus Quale

11h30 às 11h45 – Cultura data driven e data science como estratégia de gestão de negócios
Vamos apresentar conceitos e relatos de experiências práticas de mudanças na cultura organizacional e nas pessoas para o uso dos conceitos e ferramentas para aplicação das perspectivas orientada a dados (data driven) e ao uso da ciência de dados para melhoria na experiência do usuário no uso de dados para o processo de tomada de decisão.
Palestrante:
Lindy Thiengo – Sul América

11h45 às 12h30 – Conclusões
Reunião de todos os palestrantes para um bate papo com os participantes sobre o evento, e para esclarecimento de dúvidas ou aprofundamento de um tema específico.

Encerramento do Evento

 

 

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This