Escolha uma Página

Mundo Geek: O lado empreendedor da Força

Mundo Geek: O lado empreendedor da Força – 16 de setembro

Coordenação: Henrique Granado

Descrição:
O universo geek está cada vez mais inserido no cotidiano da sociedade. Mas você conhece o mundo dos negócios geek? É uma atividade que movimenta muitos recursos e mexe com as paixões de milhões.
Venha conhecer o lado empreendedor do mundo geek.

Programação:

9h às 9h30 – Recriação Histórica da Era Viking: Rio de Janeiro recriando a Escandinávia medieval
Abordagem geral sobre o trabalho do recriador histórico da era viking passando pelos três pilares principais – leitura de sagas, estudos acadêmicos e achados arqueológicos – e com exemplos de elementos recriados explicando o processo de estudo e confecção dos mesmos. Mostrar que existe uma cena viva carioca sobre o assunto com diversos grupos que se comunicam e não apenas promovem encontros presenciais periódicos como eventos de grande porte.
Palestrante: 
Frederico C. Ferreira

9h40 às 10h10 – A jornada do herói sob a perspectiva da saga Star Wars
Joseph Campbell descreveu a jornada do herói para elucidar os altos e baixos pelos quais passamos no dia a dia profissional e pessoal. E nos mostra como os problemas, se resolvidos e interiorizados, nos tornam mais resilientes e experientes.
“Faça ou não faça. Tentativa não há. – Mestre Yoda
Palestrante:
Adriana Vale

10h20 às 10h50 – Produção de fã: fanfiction, fanart, fan film e muito mais
Os fãs durante muito tempo foram compreendidos como histéricos e até mesmo alienados, mas ao longo dos anos o fã e a indústria cultural se modificaram, possibilitando o aflorar da qualidade produtiva dos fãs. Hoje em dia é fácil encontrar produções de fã como fanfictions, fanarts, fan films e fangames que acumulam milhares de consumidores e possibilitam a criação de novos produtos culturais para o mercado geek e de entretenimento no geral.
Palestrante:
Eloá Gaspar

11h às 11h30 – Narrativa Gráfica e Condução do Olhar – Ou o que os quadrinhos podem nos ensinar sobre capturar a atenção do público contando histórias com imagens
Pessoas adoram desenhos. Sabendo disso, podemos usar imagens para trazer o olhar de nosso leitor/cliente para o lugar que quisermos se simplesmente construirmos nossa composição visual do jeito certo. Quem faz isso melhor do que a histórias em quadrinhos?
Essa palestra vai demonstrar, através do estudo dos quadrinhos, como podemos criar uma narrativa envolvente através de imagens. Utilizando exemplos de páginas de quadrinhos dos mais diversos tipos e formatos, a ideia é demonstrar que sempre é possível construir uma narrativa controlada e conduzir o olhar do leitor se a página for pensada levando-se em consideração alguns conceitos simples.
Palestrante:
Rapha Pinheiro

11h40 às 12h10 – 20 anos no Mercado Internacional de RPG
Uma retrospectiva da trajetória de um brasileiro no mercado internacional de RPG, como a tecnologia permitiu essa carreira, e quais desafios ainda persistem.
Palestrante: 
Claudio Pozas

12h20 às 13h – Mercado de produção de Animação brasileira
Palestrante: 
Valu Vasconcelos

14h às 14h40 – Uma Jornada de 40 anos: Sobrevivendo no Multiverso do Trabalho e pagando Boletos Nerds
Mostrando grandes momentos das maiores franquias nerd, clássicos do cinema e seriados será mostrado como fazer a diferença e continuar produtivo no competitivo mercado de trabalho.    
Palestrante:
David Roldão

14h50 às 15h30 – Produção de Eventos Geeks: Unindo Paixão e Negócios
Nos últimos 10 anos o Brasil elevou gradualmente o patamar de seus eventos voltados ao público geek até alcançar o mesmo nível das grandes produções internacionais. Nesta palestra, Henrique Granado, Diretor da Level Up Marketing e Eventos e coordenador do Conselho Jedi Rio de Janeiro examina de perto essa evolução e expõe os elementos que compõem as receitas de sucesso de alguns dos maiores eventos do país, traçando um paralelo entre o caminho do empreendedorismo em eventos e as lições aprendidas com o mundo geek.
Palestrante:
Henrique Granado

15h40 às 16h10 – Jedi, Vingador ou Capitão da Enterprise: Sobrevivendo a uma Entrevista de emprego
Com algumas dicas Nerds e Geeks é possível fazer a diferença em um dos momentos mais cruciais e importantes durante um processo seletivo: A entrevista de emprego.     
Palestrante:
David Roldão

16h20 às 17h – A Força está com você: O Conselho Jedi, gestão de comunidades e a importância da fidelização
Com mais 20 anos de experiência com gestão de comunidade, os coordenadores do Conselho Jedi Rio de Janeiro falam sobre a experiência com os fãs de Star Wars e dão dicas de como o fidelizar o público geek através de práticas simples e precisas.
Palestrantes:
Brian Moura
Henrique Granado

17h10 às 18h – UNIVERSO GEEK BRASILEIRO – Como a Guará quer mudar o panorama pop nacional
Com apenas 2 anos de vida, a Guará Entretenimento lançou o primeiro filme baseado num herói de quadrinhos 100% nacional, O Doutrinador, e praticamente inaugurou um gênero no mercado audiovisual brasileiro. Ao coproduzir o longa metragem e uma série de TV do mesmo personagem, a Guará tratou de criar um universo compartilhado de protagonistas com a cara do Brasil. Convocando artistas brasileiros consagrados no exterior com trabalhos pela Marvel e DC, mas que nunca tinham feito trabalhos autorais no próprio país, a Guará lançou mais 3 HQs de seu universo que também já foram negociadas para se transformar em filmes e séries. É o conteúdo geek nacional entrando com os dois pés no mundo do entretenimento pop mundial.
Palestrante:
Luciano Cunha

 

FALE CONOSCO

Rio Info 2017 - 15 anos consecutivos de sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This