História

Rio info.
A força do network exponencial.

Contar a história do Rio Info é refletir sobre o que fez desse evento um caso de sucesso, não apenas no sentido da qualidade de sua programação, mas, sobretudo, naquilo que o transformou rapidamente no principal encontro de negócios do estado do Rio de Janeiro com projeção nacional e internacional.

Há 18 anos, criamos o Rio Info para responder ao movimento de São Paulo na organização de uma agenda anual de eventos de tecnologia que havia esvaziado o Rio de Janeiro como fórum de discussão na área, sendo que éramos – e ainda somos – o real território de criação do capital intelectual envolvido em Tecnologia da Informação no país.

Portanto, nascemos com o propósito nobre de produzir um evento que correspondesse ao protagonismo do Rio de Janeiro na cena nacional e ao mesmo tempo garantisse ao longo do tempo a permanência desse lugar de valor para os profissionais, pesquisadores e empresários fluminenses do segmento.

O Rio Info começou em 2003 como um evento dedicado exclusivamente a reunir o “povo” de Tecnologia da Informação, com sua língua própria e preocupações peculiares. Nossa tribo precisava de uma aldeia segura para suas discussões científicas e mercadológicas e assim foi. O Rio Info logo se estabeleceu como referência nacional entre os eventos de tecnologia com uma programação flexível e abrangente para promover encontros, reflexões e troca de experiências.

Também nos primeiros cinco anos surgiu como uma marca registrada – uma vocação intrínseca do espírito de camaradagem do Rio de Janeiro, que se revelou logo no início desta jornada – a principal característica do Rio Info até hoje: a capacidade de gerar um network potente para seus frequentadores. Essa vocação do encontro que materializamos com o nome de Café MajesTIC, em uma alusão à sigla Tecnologia, Inovação e Comunicação.

É verdade que a cada ano buscamos apresentar uma programação mais qualificada, abrangente e antenada com as perspectivas de futuro, atraindo as melhores mentes e os melhores casos para nossos painéis, porém estamos convictos que apenas o caminho expositivo não faria do Rio Info o que é hoje.

Nosso principal diferencial e valor percebido – seja pelos palestrantes ou pelos participantes – é a capacidade de fomentar negócios, criar oportunidades e co-criar o futuro do segmento.

Hoje, após 18 edições em que experimentamos diferentes formatos e dinâmicas para o evento, compartilhamos a certeza de que temos um público cativo que se programa anualmente para estar presente, independente dos temas, da programação ou dos palestrantes. Um público que, além de confiar na curadoria do evento em relação à seleção dos painéis temáticos e à qualidade dos palestrantes, sabe que pode confiar no Rio Info para ampliar sua rede de relacionamentos de valor.

A verdade é que o Rio Info cresceu exponencialmente não somente em número de participantes – chegamos a 6500 inscritos na edição de 2019 - mas principalmente na diversidade de pessoas e interesses contemplados por sua programação. Ao poucos o evento deixo de ser um encontro da tribo de TI para ser um encontro onde a tecnologia ainda é a vedete, mas no sentido de tudo que se move através de ideias inovadoras e novos métodos com o suporte de TI.

Hoje atendemos aos mais variados segmentos de mercado, desde Educação e Turismo à Ciência e Inteligência Artificial. Reunimos CEOs de grandes corporações de todas as indústrias, de Petróleo e Gás até o Agronegócio, e profissionais que pensam tecnologia desde a Nanociência até Políticas Públicas para os mais diversos setores.

Esse crescimento aconteceu de forma orgânica sem um plano intencional, porque o Rio Info é coordenado e produzido por uma rede de pessoas comprometidas não com o negócio de eventos, mas com o propósito que lá no início se impôs como desafio e com a vocação que é a cara do Rio.

Exportamos profissionais de tecnologia para o Brasil e para o exterior (quem negará que talvez sejam os melhores, mais criativos e resilientes do mundo?) e somos capazes de manter coesa uma rede focada no desenvolvimento de soluções a frente de seu tempo. Nos nossos painéis e workshops apresentamos sempre o estado da arte em trilhas de conhecimento aplicado ao mundo dos negócios.

Exportamos profissionais de tecnologia para o Brasil e para o exterior (quem negará que talvez sejam os melhores, mais criativos e resilientes do mundo?) e somos capazes de manter coesa uma rede focada no desenvolvimento de soluções a frente de seu tempo. Nos nossos painéis e workshops apresentamos sempre o estado da arte em trilhas de conhecimento aplicado ao mundo dos negócios.

Com o Circuito Rio Info, nosso evento ampliou muito mais do que sua área de atuação e influencia, mas principalmente sua razão de ser. Identificar lideranças regionais, desenvolvê-las e apoiá-las na articulação de redes de negócios, promover o protagonismo empresarial e a troca de experiências bem sucedidas entre cidades move exponencialmente nosso lugar no tempo e no espaço. Eu diria que é nosso “salto quântico” para ser mais exato.

E assim nossa capacidade de estabelecer uma rede poderosa de colaboração e negócios se expande cada vez mais. Nosso potencial para inovar em pequenas e grandes soluções se multiplica. Nosso grupo de amigos aumenta e isso não tem preço. Não tem preço também ver cada novo negócio que prospera, cada ideia que ganha forma e mercado, cada profissional que se desenvolve e esta presente a cada evento com a expectativa de aprender um pouco mais e compartilhar generosamente seu saber.

O Rio Info é isso: uma rede de empreendedores, visionários, voluntários, cabeças inquietas e criativas em busca das conexões que ativam seus corações e mentes para solucionar os desafios que o presente e o futuro nos apresentam.

+ Alberto Bloiss

Diretor Geral Rio Info