Reconhecimento à Inovação Brasileira

O Brasil é um país altamente inovador.

Temos os Parques Tecnológicos como um dos grandes responsáveis pelo estímulo a inovação, e ao longo dos últimos 10 anos. Dados da ANPROTEC apontam que o número de parques criados tem crescido muito. Contamos atualmente com mais de 40 parques tecnológicos em operação, sem contar com os que estão sendo projetados e em desenvolvimento atualmente.

Destacamos que o desenvolvimento sustentável de um país tem como base a educação, a ciência e a tecnologia. O protagonista deste cenário é a Academia.

A pesquisa desenvolvida pela Academia vem integrar e reforçar o desenvolvimento da inovação no país, destacando-se como responsável por este processo de inovação. De acordo com a Agência Brasil, doze pesquisadores brasileiros estão entre os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de conhecimento.

A competitividade do setor privado está ligada diretamente à capacidade de inovar. O cenário deste ambiente cada dia mais acirrado impele as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias, grandes e até às enterprises, a investir e a promover desenvolvimento de forma mais vigorosa apoiados em inovação.

Outro ator importante no processo de inovação é o poder público, que precisa inovar para equilibrar as contas e aperfeiçoar os processos,  que impactam no grau de facilidade de fazer negócios no país, trazendo maior competitividade na atração de investimentos e negócios internacionais.

O Rio Info, evento de inovação, negócios, tecnologia e networking, em conjunto com a Softex, reconhece os esforços e o empenho que são empregados por diversos atores existentes no cenário nacional.

Na abertura da 18ª edição do Rio Info 2020 está programada a cerimônia de entrega da homenagem ILLUMINATUS aos protagonistas que, apesar de situações adversas, promovem e desenvolvem a inovação no país. São verdadeiros heróis que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país e inserem nossa educação, ciência, tecnologia e inovação no cenário mundial com grande destaque.

Os cinco indicados pelo Comitê de Notáveis serão homenageados no Rio Info 2020 na abertura do evento com a entrega do Illuminatus.   

A homenagem ILLUMINATUS reconhece e destaca nomes cujas ações realizadas são de grande importância e relevância para o Brasil.

+ Comitê De Notáveis

Para a indicação dos homenageados, um comitê de notáveis foi montado.

Arapuan Motta
Celso Pansera
Guilherme Cruz
Henrique Faulhaber
Isabel Roxo
José Gontijo
Lizandro Manzato
Lucas Ribeiro
Michael Nagy
Equipe Riosoft
Equipe Softex

Homenageados 2020

Marcos Pontes

Carlos Eduardo Spezin Lopes

Gianna Sagazzio

Vania Neves

Richard Uchoa

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro

Cleber Oliveira Soares

Rafael Moreira

Gilberto Novaes